Paraná tem o melhor território para produção agrícola do país

Classificação foi feita por meio de um estudo inédito do IBGE

11/12/2022 às 09:37 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: AEN/Paraná

Uma pesquisa inédita do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que o estado do Paraná tem o melhor potencial agrícola do país. Segundo o estudo, 12,2% do território – ou 24 mil km² – está avaliado como potencialidade 'muito boa'. No Brasil, esse índice é de 2% e na região Sul chega a 5,6%.

O ranking foi feito a partir do Mapa de Potencialidade Agrícola Natural das Terras do Brasil, divulgado nesta segunda-feira (5) pelo IBGE, que classificou mais de 500 tipos de solo, levando em consideração os recursos naturais e como eles podem favorecer o setor agrícola.

Segundo a pesquisa, as regiões norte, norte pioneiro e oeste do Paraná possuem o maior volume de áreas classificadas como muito boas para o desenvolvimento agrícola no estado, entre elas o latossolo vermelho de Tamarana e o nitossolo vermelho de Medianeira.

Com território de 199.308 km², o estado paranaense tem classificadas, ainda, 18,5% de suas terras como “boa” (com pequenas restrições e limitações, que podem ser facilmente corrigidas para o cultivo), 34,1% com potencial “moderado” (relevos ligeiramente acidentados, que podem precisar de ações adequadas para a agricultura) e 9,5% como “restritas” (relevos mais acidentados). Além disso, 23% das áreas foram avaliadas como fortemente restritas, ou seja, possuem muitos declives, materiais indesejáveis ou restrições quanto à profundidade.

Imagem: IBGE

Com informações da AEN/Paraná


Últimas Notícias