Brasil e Paraguai assinam acordo sobre saúde animal

Cultivo de  tilápia também esteve entre as pautas abordadas pelos ministros 

24/11/2022 às 14:30 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Brasil e o Paraguai firmaram um memorando de entendimento sobre cooperação em saúde animal. O objetivo é que os dois países possam cooperar no intercâmbio de informação sobre saúde animal, na ação conjunta de vigilância epidemiológica nos municípios localizados na linha de fronteira e na ação conjunta de vigilância sanitária nos pontos de ingresso na linha de fronteira. 

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária do Paraguai assinaram o documento foi assinado na última terça-feira (22) pelo ministro Marcos Montes e o ministro paraguaio Santiago Bertoni. 

Os ministros também conversaram sobre os trâmites necessários para possibilitar o cultivo de tilápia no Reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, que fica na fronteira entre os dois países. De acordo com as informações do Mapa, o potencial produtivo é estimado em 400 mil toneladas anuais de tilápia, com faturamento anual de R$ 2 bilhões e geração de 10 mil postos de trabalho diretos e 40 mil postos indiretos. 

Para viabilizar a produção, é preciso uma alteração na lei por parte do Paraguai e remodelação do Acordo para Conservação da Fauna Aquática nos Cursos dos Rios Limítrofes celebrado entre os respectivos governos em 1999 para autorizar o cultivo de espécies exóticas no reservatório. 

Com informações e foto do Mapa 
 


Últimas Notícias