Mapa publica lista de produtos com direito ao bônus do PGPAF

Maior bonificação em novembro será para o feijão caupi em três estados brasileiros

10/11/2022 às 19:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) divulgou na quarta-feira (9) a relação dos produtos agrícolas que terão bônus de desconto do PGPAF (Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar) para agentes financeiros operadores do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

A iniciativa consiste em conceder a bonificação quando o valor do cultivo de determinado produto for inferior ao preço de referência, permitindo desconto no pagamento ou amortização das parcelas de financiamento no Pronaf.

De acordo com a lista de novembro, os alimentos com bônus de desconto nas operações e parcelas de crédito rural são: abacaxi, banana, borracha natural cultivada, cacau cultivado (amêndoa), castanha de caju, feijão caupi, laranja, mamona (baga) e triticale. O maior bônus concedido neste mês foi para o feijão caupi nos estados de Tocantins (50,35%), Mato Grosso (43,87%) e Amapá (41,71%). Já a menor bonificação ficou com a banana em Alagoas (0,43%).

Na comparação com o mês de outubro, foram incluídos na lista de bonificação o triticale (São Paulo), castanha de caju (Ceará), borracha natural (Espírito Santo) e banana (Alagoas). A banana no Ceará foi retirada da listagem. Para os demais produtos e localidades, não houve alteração em relação ao mês anterior.

Conforme a Portaria Nº 55, da Secretaria de Política Agrícola, que entrou em vigor nesta quinta-feira (10), os preços são válidos no período de 10 de novembro a 9 de dezembro de 2022.

Cálculo

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) é o órgão responsável por coletar o preço de mercado e calcular o bônus. O desconto nas parcelas de financiamento do Pronaf é oferecido pelo governo federal com base no valor médio de mercado e no preço de garantia de cada produto.

Os descontos de todos os cultivos são calculados mensalmente pela companhia e divulgados pelo Mapa e concedidos de forma automática, ou seja, o agricultor não precisa solicitar.

Dentre os principais responsáveis pela variação de preços, na ocorrência de elevação ou queda das safras, estão o clima e a época do ano. A concorrência de produtos de outros estados também pode contribuir para a oscilação de preços.

Confira a seguir a lista completa:

Com informações do Mapa

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias