Emater-MG calcula prejuízos em lavouras atingidas por granizo

Tempestades ocorreram no início da semana em cidades da Zona da Mata, Alto Paranaíba e Sul de Minas

10/11/2022 às 13:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Minas Gerais iniciou ontem (9) um levantamento das áreas atingidas pelas fortes chuvas de granizo que caíram sobre o estado, principalmente nos dias 7 e 8 de novembro. Segundo a entidade, as lavouras mais prejudicadas estão nas regiões da Zona da Mata, Alto Paranaíba e Sul de Minas.

O coordenador técnico estadual da Emater-MG, Willem de Araújo, afirma que as plantações de café foram as mais afetadas. “Neste momento, os técnicos de campo estão fazendo os levantamentos e relatórios das áreas atingidas. Tudo indica que as lavouras de café foram as mais prejudicadas, com chuvas de forte intensidade. Municípios como Cabo Verde e Campos Gerais, no sul de Minas, por exemplo, registraram grande volume de chuva, com granizo”, pontua.

A entidade destaca que os produtores que tiveram suas lavouras atingidas e que obtiveram crédito rural do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), devem procurar as instituições financeiras. Essas operações são cobertas pelo seguro do Proagro e Proagro Mais. Neste caso, o produtor deve comunicar as perdas ao agente financeiro o quanto antes para a indicação de um profissional que realizará a vistoria da área afetada. A cobertura do seguro do Pronaf são para contratos de crédito rural renovados a partir de 1º de julho deste ano (safra 2022/2023).

Outro alerta que a Emater-MG faz aos agricultores é que muitas áreas atingidas podem ser recuperadas, por isso é importante evitar qualquer atitude precipitada. Além disso, o tratamento feito nas lavouras vai depender do tipo de cultura.

Com informações e foto de capa da Emater-MG


Últimas Notícias