RS apresenta ações para mitigar efeitos das mudanças climáticas na COP27

Evento começou no domingo e segue até 18 de novembro no Egito

10/11/2022 às 09:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, sediada na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, já começou, e dará sequência aos debates das medidas para conter a crise climática global até o próximo dia 18. O Rio Grande do Sul participará do evento entre os dias 10 e 15 de novembro, por meio da apresentação de painéis no estande do Ministério do Meio Ambiente, além de reuniões técnicas com agentes nacionais e internacionais que terão como tema central as ações coletivas para mitigar os impactos do fenômeno.

Dentre as iniciativas que o estado gaúcho vai apresentar na conferência estão as políticas de baixo carbono, que visam reduzir o nível de emissão dos gases do efeito estufa, a proposta de mensuração científica do fluxo de carbono nas diversas cadeias produtivas estaduais e projetos de produção do hidrogênio verde.

A programação do evento inclui, ainda, dias temáticos para discussões focadas, inclusive por meio de eventos paralelos, painéis de discussão, mesas redondas e outros formatos interativos para deliberar e compartilhar informações com o público em geral.

Para a secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, a troca de conhecimentos será crucial para o enfrentamento dos desafios climáticos em todo o mundo. “Queremos atuar de acordo com as melhores práticas adotadas no globo. Nós incentivamos as energias limpas e renováveis e aderimos a campanhas de neutralização das emissões. Além disso, temos firmado acordos com entidades internacionais ligadas à sustentabilidade, o que demonstra a relevância da agenda climática no nosso Estado”, pontua.

O secretário estadual da Agricultura, Domingos Velho Lopes, destaca as diversas práticas adotadas na região para diminuir as emissões de gases do efeito estufa. “A atividade produtiva que realizamos sequestra mais carbono do que emite e serve de modelo para o mundo. A ideia é que os países interajam e trabalhem juntos, pensando em um futuro sustentável para todos”, afirma.

A comitiva do governo é formada por representantes das Secretarias do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema); da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr); de Desenvolvimento Econômico (Sedec), da Casa Civil e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Também integram o grupo membros do Ministério Público Estadual.

Participação anterior

No ano passado, o Rio Grande do Sul também enviou representantes à COP26, que aconteceu na cidade de Glasgow, na Escócia. Na ocasião, diversas nações reafirmaram o compromisso de conter o aumento da temperatura média global. A neutralização das emissões de carbono até 2050 é uma das metas assumidas pelo estado.

Com informações e foto de capa da Seapdr/RS


Últimas Notícias