Minas Gerais terá recorde de produção de grãos na safra 2022/23

No próximo ano agrícola, Conab prevê colheita 8,5% acima do período anterior

13/11/2022 às 15:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O 1º levantamento da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) sobre a produção brasileira de grãos, mostra que Minas Gerais deve registrar mais um recorde na safra 2022/2023. Segundo o estudo, estima-se que o volume produzido chegue a 18,2 milhões de toneladas, um aumento de 8,5% em relação ao ano agrícola anterior. Já a área cultivada deve crescer 2%, totalizando 4,1 milhões de hectares, e a produtividade será 6,4% superior, projetada em 4.394 kg/ha.

O superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) de Minas Gerais, Feliciano de Oliveira, pontua que o destaque fica por conta da soja e milho. Juntas, as culturas correspondem a 91,5% da produção total mineira. “Somados, eles devem chegar ao volume de 16,6 milhões de toneladas produzidas", afirma.

O cenário positivo, segundo o superintendente, resulta de diversos fatores, entre eles a valorização das commodities agrícolas no mercado internacional, que estimula o setor a produzir mais, a abertura de mercados para exportação, além da demanda interna da cadeia de produção de proteína animal.

O uso de tecnologias a serviço do campo também tem um papel fundamental no desempenho da produtividade. “Atribuímos esses acréscimos, em especial os previstos na produtividade, à maior adoção de tecnologias por parte dos agricultores, em sementes melhoradas, no uso mais eficiente de fertilizantes e, ainda, à assistência técnica, que acompanha de perto desde o plantio, até a colheita. A vertente tecnológica tem um papel importante neste desempenho", ressalta Oliveira.

(Foto: Arquivo/Canal do Boi)

Milho e soja

Para o milho (primeira e segunda safra), a Conab estima uma produção recorde de 9 milhões de toneladas, com crescimento de 18,4% em relação à temporada passada. A área de cultivo deve aumentar 2,9% e totalizar 1,4 milhão de hectares. Já a produtividade terá uma alta de 15% e chegará a 6.338 kg/ha.

Na primeira safra, está prevista uma redução de 2,8% na produção devido à migração da área de cultivo do milho para outros produtos, principalmente a soja, mas mantendo-se a produtividade. Já na segunda safra, estima-se um incremento de 72,2%, atingindo 3,7 milhões de toneladas, com expansão de 11,8% na área (618,8 mil hectares) e 54,3% na produtividade (6.037 kg/ha).

Em relação à soja, espera-se um acréscimo de 2% no volume produzido, estimado em 7,6 milhões de toneladas. O valor decorre de um avanço de 2,2% na área de cultivo, que deve completar 2 milhões de hectares. A produtividade sofrerá baixa de 1,9%, ficando em 3.754 kg/ha.

(Foto: João Pires/Embrapa)

Trigo

Segundo o levantamento, o trigo mineiro será o campeão em termos de crescimento da produção, com alta 74,3% no volume de produção, que totalizará 298,7 mil toneladas no fechamento de sua colheita em 2022. O feito resulta de uma área plantada 49% maior e uma produtividade 17% superior, se comparados à safra anterior. O elevado índice de áreas irrigadas garante grãos de ótima qualidade, segundo a avaliação da companhia de abastecimento.

 

Outras culturas

Dentre as demais culturas que devem registrar expressiva ampliação está o amendoim, com elevação de 51,1% na produção (20,4 mil toneladas), e o arroz, com alta de 2,4% (8,7 mil toneladas produzidas).

A área de plantio do algodão deve ficar estável em comparação à safra anterior, com 29,4 mil hectares, porém há previsão de incremento de 5,6% na produtividade, que alcançará 3.975 kg/ha. O volume total produzido está estimado em 116,9 mil toneladas.

Com informações da Seapa/MG

Foto de capa: Epagri


Últimas Notícias