China pode começar a importar milho do Brasil

Alfândega do país asiático publicou uma lista com potenciais exportadores brasileiros

06/11/2022 às 10:07 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Conforme a imprensa internacional já havia sondado, a China deve iniciar, em breve, as compras de milho brasileiro. A mudança de fornecedor está atrelada ao desejo dos chineses em reduzir a dependência dos Estados Unidos, que são os maiores vendedores do cereal no mundo, e da Ucrânia, cujas exportações ao país asiático foram afetadas pela guerra com a Rússia.

Ontem (2), a alfândega chinesa publicou uma lista atualizada de exportadores brasileiros, com 136 instalações de exportação de milho. Em 2014, a China e o Brasil assinaram um protocolo para exportação de milho brasileiro, mas a movimentação ocorreu de forma moderada devido às exigências complexas de inspeção. Os países concordaram com um protocolo revisado durante discussões de alto nível em maio, poucos meses depois de a Rússia invadir a Ucrânia em fevereiro.

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), a China deve importar 18 milhões de toneladas de milho no ano safra 2022/23, que começou em outubro.

O jornalista Valter Puga Jr dá mais detalhes sobre o assunto:

Foto de capa: Mapa


Últimas Notícias