Um frio histórico marcou a madrugada desta quarta-feira (2) em São Joaquim (SC), com a ocorrência de neve, frio polar e chuva congelada, até então, nunca registrado em um mês de novembro. As nuvens de chuva e neve deram origem a um céu estrelado e, em consequência disso, se formou uma forte geada durante a madrugada e amanhecer.
Os carros amanheceram recobertos por uma grossa camada de gelo, os campos também ficaram brancos, lembrando a típica paisagem invernal da Serra Catarinense. Para a agricultura foi um cenário de terror, devido a muitos pomares, vinhedos e lavouras terem sido atingidos pelos pulsos de frio dessa massa polar, trazendo inumeráveis prejuízos para os produtores da região.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Vale do Caminhos da Neve, a 3 km do centro de São Joaquim, os termômetros registraram -2.2ºC, sendo a segunda temperatura negativa em 68 anos na região.
Confira as imagens:
Apesar de a natureza ter proporcionado um cenário belíssimo e marcante, para a agricultura foi um cenário de terror, devido a muitos pomares, vinhedos e lavouras terem sido atingidos pelos pulsos de frio dessa massa polar, trazendo inumeráveis prejuízos para os produtores da região.
Com informações e foto de capa de Mycchel Legnaghi
*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista