Exportação de pescado fatura 49% a mais em 2022

Filés congelados são a categoria com maior número de embarques

06/11/2022 às 15:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura mostra que a exportação de produtos do setor brasileiro apresentou alta de 49% no faturamento de janeiro a setembro de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021. No 3º trimestre, a arrecadação apresentou uma queda de 17% devido à menor oferta de filés de tilápia no mercado interno, cenário que reduz a disponibilidade para venda externa. Os filés congelados são a categoria mais exportada, apesar da queda de 9% em relação ao ano anterior. 

Com um volume de importação de US$ 3,8 milhões, os Estados Unidos se mantiveram como principal destino das exportações do pescado brasileiro de julho a setembro deste ano, com uma participação de 83% do total exportado. Taiwan e o Japão ocuparam, respectivamente, o segundo e o terceiro destinos.

O Paraná manteve a posição de maior estado exportador de tilápia, responsável por 61% do total exportado. O estado da Bahia superou o Mato Grosso do Sul e passou a ocupar o segundo lugar, com 14% das exportações de tilápia.

O informativo é elaborado pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Emoresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em parceria com a Peixe BR (Associação Brasileira de Piscicultura).

Com informações do Mapa 

Foto capa: Emater/MS 

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias