Entrevista: Produtor rural endividado pode pedir recuperação judicial

Objetivo da ferramenta é manter a empresa ativa no mercado, preservando a atividade tributária

29/10/2022 às 08:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em entrevista ao Canal do Boi, veiculada no programa Mais Pecuária na última quinta-feira (27), o advogado especialista em direito tributário, civil e em recuperação judicial de empresas, Leonardo Flores Sorgatto, falou sobre como o produtor endividado pode recorrer ao benefício conhecido como recuperação judicial. 

Sorgatto afirma que o principal objetivo da ferramenta é manter a empresa ativa no mercado, preservando o emprego e a atividade tributária que, por sua vez, geram riqueza à sociedade. “Fazendo esse plano de reestruturação, você paga da forma que cabe dentro do seu orçamento e, com isso, você consegue engatilhar a sua atividade, para que ela se reerga e consiga se manter no mercado”, explica. 

O advogado também esclarece que o endividamento no setor do agronegócio é diferente do industrial. No agronegócio, alguns fatores que contribuem para a dívida do empresário rural são a escassez ou excesso de chuva e a alta dos custos de produção. “O empresário e, principalmente, o pessoal do agro, ainda são muito resistentes em relação à recuperação judicial, justamente pelo medo de perder a capacidade de financiamento da safra, mas a própria lei agora em 2020 tratou de regulamentar algumas questões, e uma delas foi a possibilidade de instituições financeiras continuarem financiando a safra e se beneficiarem com esse financiamento”, destaca. 

Confira a entrevista na íntegra:   

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista 

Últimas Notícias