Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa em novembro

Campanha de imunização inclui animais de até 24 meses, de acordo com o calendário nacional

28/10/2022 às 08:05 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mais de 161 milhões de bovinos e bubalinos devem ser vacinados na segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022, que começa na próxima terça-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. A vacinação inclui animais de até 24 meses, conforme o calendário nacional.

Para as 11 unidades da Federação (BA, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP, TO e DF) que compõem o Bloco 4 do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa, a vacinação será para bovinos e bubalinos de todas as idades. Ao todo, esse bloco totaliza 141 milhões de animais a serem imunizados.

A inversão das estratégias de vacinação em alguns estados foi adotada em abril pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), com o objetivo de equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria, garantindo a oferta de vacinas para manter os índices satisfatórios e a imunidade do rebanho.

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para a aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, priorizando as horas mais frescas do dia para realizar a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além da vacinação, o produtor deve fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de imunização pode ser entregue de forma online ou, em caso de eventual impedimento, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos definidos.

Em caso de dúvidas, a orientação é para que o produtor procure o órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado.

Com informações e foto do Mapa

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias