
Na semana passada, uma força-tarefa realizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) suspendeu a comercialização cautelar de 15 toneladas de sementes no estado de São Paulo. Ao todo, 33 estabelecimentos foram fiscalizados, resultando em 10 autuações.
A operação teve o objetivo de averiguar a produção, reembalagem e comercialização de sementes de espécies forrageiras tropicais nas regiões de Presidente Prudente e Ribeirão Preto, que contemplam 15 municípios, conforme explica o chefe da Divisão de Sementes do Mapa, Bruno Roncisvale. “A realização da força-tarefa contribui para a conformidade das atividades exercidas no âmbito do Sistema Nacional de Sementes e Mudas e para a idoneidade das sementes de espécies forrageiras tropicais ofertadas no mercado nacional e exportadas”, destaca.
Durante a ação, também foram coletadas amostras de lotes de sementes para verificar se os produtos fiscalizados atendem aos padrões nacionais de identidade e qualidade estabelecidos pelo Ministério. Se os resultados das análises oficiais forem opostos a esse padrão, os respectivos produtores também serão autuados pela irregularidade.
Ao todo, participaram da ação 14 auditores fiscais federais agropecuários e dois agentes de atividades agropecuárias dos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e do Distrito Federal.
Com informações e fotos do Mapa