Mapa cria grupo para implementação de observatório voltado às mulheres rurais

Coletivo será composto por representantes de diversas secretarias do ministério

21/10/2022 às 08:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi publicada nesta semana pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 500 que institui, no âmbito da pasta, a partir de 1º de novembro, o GT (Grupo de Trabalho) de caráter consultivo para apoiar a implementação do “Observatório das Mulheres Rurais do Brasil”. O grupo tem o objetivo de apoiar a fundamentação de propostas de aprimoramento, formulação e implementação de políticas públicas e outros programas para o fortalecimento da presença feminina no agro brasileiro.

O grupo será composto por mulheres representantes, titulares e suplentes das secretarias e entidades vinculadas ao Mapa, como a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Juntas, elas deverão prestar apoio para estruturação de banco de dados e informações pertinentes à mulher rural, bem como assessorar a execução de ações para dar visibilidade e identificar restrições ao trabalho desse público, além de orientar por meio de recomendações a formulação e implementação de ações e políticas públicas voltadas à mulher do campo.

A diretora do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados do Mapa, Fabiana Durgant, destaca que a iniciativa pretende traçar um retrato fidedigno do cenário atual das mulheres rurais do Brasil por meio do Observatório, com a colaboração dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "A partir desse espaço de consulta e pesquisa, conseguiremos ampliar políticas públicas mais efetivas para o público feminino no campo”, pontua.

Observatório

O "Observatório Mulheres Rurais do Brasil" é um projeto que faz parte da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos. A iniciativa é resultado da parceria entre o Mapa e a Embrapa, com o objetivo de implementar propostas de aprimoramento e formulação de políticas públicas e outros programas de desenvolvimento para o fortalecimento da presença das mulheres no agro brasileiro.

A ação visa também fortalecer as organizações sociais das quais a mulher rural participa, principalmente vinculadas à sua autonomia econômica, gerando visibilidade de seu trabalho e resultados. 

A iniciativa está alinhada às ações de gênero já implementadas no Mapa e corrobora para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas no que se refere ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, garantindo a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades até 2030.

Com informações do Mapa

Foto de capa: CNA/Senar


Últimas Notícias