Ministério do Meio Ambiente lança ação para renovação de frota

Iniciativa tem o objetivo de contribuir com a redução da emissão de poluentes por parte de veículos mais velhos

20/10/2022 às 11:30 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério do Meio Ambiente lançou a iniciativa Renovar Frota +Verde, que tem como objetivo substituir veículos antigos altamente poluentes por automóveis mais modernos e sustentáveis. A Portaria foi publicada nessa quarta-feira (19) no Diário Oficial da União. Segundo o ministério, ao todo, a frota obsoleta chega a quase 1 milhão de caminhões com mais de 30 anos e 26 milhões de veículos leves com mais de 10 anos.

A idade média dos automóveis brasileiros comuns é de 18,7 anos. Já para caminhões é de 22,5 anos e para os ônibus, a média é de 16 anos. O cenário é semelhante para motores estacionários, tratores e embarcações.

O incentivo à renovação da frota vai de encontro às políticas de redução da emissão de carbono e outros gases causadores do efeito estufa, uma vez que veículos mais modernos têm maior eficiência energética. A portaria também tem como finalidade combater o descarte incorreto de veículos, motores, peças, óleos lubrificantes, baterias e componentes, além de incentivar também a reciclagem, recuperação de sucata e a economia circular.

Recursos

O Renovar Frota +Verde buscará a captação de recursos internacionais, a fim de fortalecer o financiamento climático para o setor privado e irá incentivar o uso de combustíveis renováveis, como o etanol, biometano e biodiesel.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Foto de Capa Pixabay

*Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias