Índice de preços ao produtor agropecuário reduz em setembro

Grupos como pecuária, cana-café e grãos influenciaram o resultado

18/10/2022 às 17:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Depois de permanecer praticamente estável entre junho e agosto, o IPPA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários), do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), recuou 1,7% em setembro em termos nominais. Esse movimento foi resultado das quedas observadas para o IPPA/Pecuária (-5,4%), IPPA/Cana-Café (-1,4%) e IPPA/Grãos (-0,2%).

No caso do IPPA/Pecuária, a retração se deve às desvalorizações do leite, suíno vivo, boi gordo e frango vivo. Segundo o Cepea, o que chamou a atenção foi a baixa de 14,6% no preço nominal do leite no campo, após consecutivas altas registradas desde fevereiro deste ano. Essa variação, conforme aponta a equipe Leite/Cepea, está atrelada à diminuição do consumo de laticínios no varejo e atacado, como reação dos consumidores frente aos altos patamares de preços.

O desempenho do IPPA/Cana-Café, por sua vez, reflete os recuos observados nos valores nominais de ambos os produtos, que se repetiram pelo terceiro mês consecutivo. No caso do IPPA/Grãos, destacou-se a queda de 12,5% dos preços nominais do trigo em grão, devido à expectativa de safra recorde para a temporada 2022/23. Também foram observadas desvalorizações para o algodão em pluma, arroz e soja.

Já o IPPA/Hortifrúti, por sua vez, apresentou forte alta, de 11,2%,impulsionado pelo desempenho dos preços da banana, da uva e da batata. A variação observada para a banana, que se destacou entre as três, se deve à menor oferta nas principais praças fornecedoras. Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela Fundação Getúlio Vargas caiu 1,9%. Logo, de agosto para setembro, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia.

Com informações do Cepea

Foto de capa: Faec


Últimas Notícias