Semeadura de soja avança 22,73% em Mato Grosso

Condições climáticas interferiu no desenvolvimento inicial da cultura

19/10/2022 às 08:35 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última semana, a semeadura da soja para a safra 2022/23 em Mato Grosso avançou 22,73% no comparativo semanal, alcançando 41,35% das áreas já finalizadas até a sexta-feira (14). No entanto, segundo relatos dos informantes do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), houve ressemeaduras pontuais em alguns municípios do estado, principalmente nas regiões oeste e médio-norte.

Esse cenário foi reflexo da falta da continuidade das precipitações logo após o plantio, o que atrapalhou no desenvolvimento inicial das lavouras. Daqui em diante, as chuvas devem ser contínuas no estado como é observado historicamente e, segundo a previsão do NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica), dos Estados Unidos, para os próximos 15 dias boa parte do estado deve receber chuvas de 25 a 35 mm.

Segundo o Imea, para a próxima semana a atenção volta para as regiões que apresentam atraso na semeadura, principalmente a nordeste que possui somente 19,68% das áreas finalizadas e as chuvas ainda estão espaçadas.

Com informações do Imea

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias