Avicultura de corte cresce 46,32% em Mato Grosso do Sul

Número de cabeças abatidas saltou de 131,6 milhões em 2021 para 133,1 milhões em 2022

18/10/2022 às 14:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O setor da avicultura de corte em Mato Grosso do Sul cresceu 46,32% nos últimos 10 anos, segundo publicação do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dessa segunda-feira (17).

Entre janeiro e setembro deste ano, o preço médio do frango abatido no atacado do estado foi 19,7% superior ao registro do ano anterior, de acordo com dados da Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul). Segundo a Iagro/MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul), o número de abates também cresceu no período, saindo de 131,6 milhões de cabeças abatidas em 2021, para 133,1 milhões em 2022. 

Aprimoramento 

O crescimento expressivo se deve principalmente por sua produção. Segundo a Famasul, os consumidores, tanto internos quanto externos, procuram por alimentos mais seguros. Em Mato Grosso do Sul, o setor apresenta abundância em grãos, solo e clima favoráveis, características essenciais para a biosseguridade das granjas. 

Para auxiliar os produtores rurais a atingirem os altos níveis de exigência e o padrão de modernidade, foi lançado o Proape - Frango Vida/MS (Programa de Avanços da Pecuária de Mato Grosso do Sul), que tem o objetivo de auxiliar a expansão da atividade no estado e buscar apoio para ações e regularização ambiental, sanitária e trabalhista, por meio de incentivo financeiro ao avicultor que aplicar o modelo sustentável no sistema produtivo, como pagamento de serviços ambientais. 

A relação de integração entre produtor e indústria foi regulamentada pela Lei 13.288/2016, conhecida como “Lei da Integração”, que define os direitos e deveres das partes com elementos que auxiliam na gestão. Para gerir a relação entre os representantes dos produtores integrados e da indústria integradora, a legislação também prevê a criação das Cadecs (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação na Integração). Em Mato Grosso do Sul, as comissões no setor da avicultura estão presentes nos municípios de Caarapó, Dourados, Glória de Dourados e Sidrolândia. 

A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) desenvolveu o projeto ‘Negociando com a Agroindústria Integradora’, para auxiliar produtores rurais durante as reuniões de Cadec. Para realizar o cadastro, adesão e credenciamento ou respectivas atualizações no Proape, os interessados devem acessar o Portal ICMS Transparente

Com informações da Famasul 

Foto capa: Mapa 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias