P-71: Navio produzirá até 150 mil barris de óleo na Bacia de Santos

Início da operação está prevista para dezembro de 2022, com pico de produção em 2023

23/10/2022 às 11:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O navio plataforma P-71 saiu do estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, na semana passada, com destino ao campo de Itapu, na região pré-sal da Bacia de Santos, e produzirá diariamente até 150 mil barris de óleo e até seis milhões de metros cúbicos de gás, segundo informações divulgadas na última segunda-feira (17) pela Petrobras. A capacidade de armazenamento da embarcação alcança 1,6 milhão de barris de óleo. 

A P-71 é uma plataforma do tipo FPSO (Sistema Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Petróleo) e, na Bacia de Santos, deve cumprir a próxima etapa de ancoragem no campo, seguida da interligação aos dutos de produção da unidade risers (tirantes). 

Próximo ano 

A entrada em operação da P-71 está prevista para dezembro deste ano, e deve atingir o pico de produção em 2023. A unidade pertence à Petrobras e será a última da série de Replicantes, também composta pelas plataformas P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70. Segundo a estatal, o sistema de FGRU (Unidade de recuperação de gás e queima), usado para aproveitar o gás gerado no processo de produção e para diminuir sua queima e liberação na atmosfera, é um exemplo da tecnologia utilizada nos Replicantes para a redução de emissões. 

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias