Associação de Girolando realiza eleição nesta terça

Dois pecuaristas concorrem à presidência da entidade

17/10/2022 às 14:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando promove nesta terça-feira (18) a eleição para escolha da futura Diretoria Executiva e Conselhos da entidade para o triênio 2023-2025. O pleito será realizado após a Assembleia Geral Ordinária, agendada para às 7h (em primeira chamada).

Duas chapas concorrem nesta edição. A primeira é a “Girolando Nacional”, liderada pelo candidato da atual Diretoria e pecuarista Domício José Gregório Arruda Silva. Natural de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Domício tem uma longa história com a entidade. Já foi técnico de inspeção de registro da entidade, membro do Colégio de Jurados, representante estadual e, desde as duas últimas gestões (2017/2019 – 2020/2022), está à frente da Diretoria de Relações Institucionais e Comerciais da associação.

Como criador, iniciou os trabalhos de seleção da raça em 1986, na Fazenda Cachoeirinha, localizada em Major Isidoro (AL). É engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Gestão do Agronegócio. Atualmente, também ocupa os cargos de presidente da Associação dos Criadores de Alagoas e de vice-presidente da Federação de Agricultura e de Pecuária de Alagoas.

A segunda chapa é a “Associação para Todos”, chefiada pelo criador Eugênio Deliberato Filho, que seleciona Girolando no Sítio Beira Rio, em Mogi das Cruzes (SP) há 22 anos, com foco na composição racial 5/8 HOL + 3/8 GIR, considerada a raça leiteira genuinamente brasileira. Nas exposições, vem conquistando diversas premiações, como o título de “Melhor Criador Nacional” nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.

Eugênio foi diretor da Girolando nas gestões de 2008-2010, 2011-2013 e 2020-2022. É fundador do Girolvale (Núcleo dos Criadores de Girolando do Vale do Paraíba) e atual vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Foi diretor da Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos (SP).

Votação

Os associados podem participar da eleição de forma online, por meio da página das Eleições Girolando, das 9h às 18h (horário de Brasília). Neste caso, é necessário informar login e senha para ter acesso à área de votação.

Os votos também serão recebidos por correspondência, no entanto serão computados somente aqueles enviados para a sede da associação, via Correios, até o dia da votação.

Associação de Girolando

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando é uma das principais entidades da pecuária leiteira do Brasil, delegada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a execução do Serviço de Registro Genealógico e do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. A raça Girolando é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Fundada em 20 de dezembro de 1978, em Uberaba (MG), a instituição também realiza eventos, cursos e exposições, sendo a principal delas a Megaleite. A entidade atende criadores em todo o país e é pioneira na adoção de novas tecnologias, sendo a primeira associação a incorporar a genômica em um programa de melhoramento de uma raça bovina leiteira de origem brasileira.

Com informações e foto da Ascom/Girolando


Últimas Notícias