5G: Campo Grande tem a melhor legislação de infraestrutura de telecomunicações

Quinta geração de internet móvel tende a melhorar diferentes setores

17/10/2022 às 21:00 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

Composto por uma associação de seis entidades, em todas as capitais brasileiras, o Movimento Antene-se realizou um levantamento e elegeu Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, como a cidade com a lei municipal mais alinhada aos dispositivos federais que tratam de infraestrutura de telecomunicações para o 5G. 

A lista das capitais foi formada a partir de 12 questões objetivas, com atribuição de notas de 0 a 3. Atrás de Campo Grande, que atingiu 35 pontos, aparecem Florianópolis (34), Rio Branco (33), Porto Alegre (32) e João Pessoa (30). 

Em termos de avanço tecnológico, isso significa mais facilidade na expansão do 5G, cobertura que tende a aumentar no país nos próximos dois anos de acordo com edital da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e na ampliação da quarta geração de internet móvel, o 4G, o que também exige instalação de mais antenas. Há, ainda, a questão das Cidades Inteligentes, que dependem do aumento de cobertura de conectividade pela instalação de novas antenas de transmissão.

O aumento da cobertura de conectividade nas cidades brasileiras passa pelo alinhamento da legislação municipal com as normas federais, já que isso garante mais segurança jurídica e incentiva a instalação e a regularização de infraestruturas para telecomunicações. 

A legislação federal é regida pela Lei Geral de Antenas, a Lei 13.116/2015, e seu decreto regulamentador, editado em 2020. 

5G

Ao todo, 22 capitais já receberam o 5G: Cuiabá (MT), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Vitória (ES), Florianópolis (SC), Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). 

A quinta geração de internet móvel tende a melhorar diferentes setores, já que a tecnologia permite conexão simultânea de, aproximadamente, um milhão de dispositivos por metro quadrado. No segmento da indústria 4.0, por exemplo, o 5G permitirá que a Inteligência Artificial faça ajustes de forma contínua, para que a produção se mantenha sempre de acordo com a demanda, ou ainda monitoramento 24 horas por dia e otimização de desempenho e segurança.

Com informações do Brasil 61
Foto capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil 
 
 


Últimas Notícias