Volume de serviços no país avança 0,7% em agosto

Setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia

17/10/2022 às 18:15 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O volume de serviços prestados no país avançou 0,7% em agosto na comparação com julho, segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado na semana passada. O resultado decorre após crescimento de 1,3% no mês anterior e é a quarta alta consecutiva, com ganho acumulado de 3,3%.

O setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia - em fevereiro de 2020. Os dados que integram a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) apontam que o resultado ficou 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, registrado em novembro de 2014. 

Na comparação com agosto do ano passado, o volume do setor de serviços registrou alta de 8%, a décima oitava taxa positiva seguida deste indicador durante a série sem ajuste sazonal. O acumulado do ano chegou a 8,4%, e o dos últimos 12 meses passou de 9,6% em julho para 8,9% no mês seguinte.

Altas

Entre as cinco atividades pesquisadas, três seguiram o resultado positivo do índice geral: outros serviços, serviços prestados às famílias e atividades turísticas. Os destaques foram outros serviços (6,7%), que no mês anterior apresentou queda de 5% no volume, e as atividades de informação e comunicação (0,6%).

Os serviços prestados às famílias cresceram 1%, com o sexto mês consecutivo de avanço. Nesse período, o ganho acumulado é de 10,7%, no entanto o setor ainda está 4,8% abaixo do patamar pré-Covid. 

Com informações e foto da Agência Brasil 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias