Nobel da Paz vai para ativista Ales Bialiatski e ONGs russas e ucranianas

Premiação foi anunciada hoje para representantes da sociedade civil na Rússia, Ucrânia e Belarus

07/10/2022 às 17:38 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O prêmio Nobel da Paz de 2022 foi anunciado nesta sexta-feira (7) para representantes da sociedade civil na Rússia, Ucrânia e Belarus. A condecoração foi entregue  ao ativista bielorrusso Ales Bialiatski, e às organizações de defesa dos direitos humanos Memorial, da Rússia, e Centro de Liberdades Civis, da Ucrânia. 

Confira a lista de ganhadores do Nobel da Paz nos últimos 10 anos

2021: Os jornalistas Maria Ressa, da Filipinas, e Dimitri Muratov, da Rússia, venceram "por seus esforços para proteger a liberdade de expressão, que é uma condição prévia para a democracia e a paz duradoura".

2020: O PMA (Programa Mundial de Alimentos), da ONU (Organização das Nações Unidas), por "seus esforços na luta contra a fome, sua contribuição para melhorar as condições de paz nas zonas de conflito e por ter impulsionado os esforços para não transformar a fome em uma arma de guerra".

2019: Abiy Ahmed, primeiro-ministro etíope, pela reconciliação entre seu país e a Eritreia.

2018: O ginecologista Denis Mukwege, da República Democrática do Congo, e a yazidi Nadia Murad, por seus esforços para pôr fim ao uso da violência sexual como arma de guerra.

2017: ICAN (Campanha Internacional para Abolir as Armas Nucleares), por sua luta para abolir esse tipo de armamento.

2016: Juan Manuel Santos, por ter contribuído para pôr fim a meio século de guerra interna na Colômbia.

2015: Quarteto para o Diálogo Nacional na Tunísia, que permitiu salvar a transição democrática tunisiana.

2014: Malala Yousafzai, do Paquistão, e Kailash Satyarthi, da Índia, por seu combate contra a exploração infantil e dos jovens e pelo direito de todos à educação.

2013: OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas), por seus esforços para erradicar esse tipo de armamento de destruição em massa.

2012: União Europeia, por seu projeto de integração que contribuiu para pacificar um continente arrasado por duas guerras mundiais.

Com informações Notícias ao Minuto 

Foto capa: Facebook/Reprodução

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias