Inscrições abertas para simpósio sobre sistemas agroflorestais com cacaueiro

Evento será realizado de 30 de novembro a 1º de dezembro em Ilhéus (BA)

09/10/2022 às 12:20 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Estão abertas as inscrições para o Simpósio sobre Sistemas Agroflorestais com Cacaueiro. O evento, organizado pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), por meio da Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e a GIZ (Cooperação Brasil-Alemanha para o desenvolvimento sustentável), será realizado de 30 de novembro a 1º de dezembro em Ilhéus (BA), de forma híbrida, com programação presencial e transmissão on-line.

O objetivo é promover a troca de experiências e conhecimentos sobre os aspectos tecnológicos e de sustentabilidade (econômica, social e ambiental) de sistemas agroflorestais com cacaueiro, como modelo de agricultura sustentável recomendado para esse cultivo.

O evento é gratuito e aberto a produtores, pesquisadores, professores das ciências agrárias e ambientais, profissionais ligados a todos os segmentos da cadeia produtiva do cacau e alunos de pós-graduação. Serão ofertadas apenas 200 vagas que serão preenchidas por ordem de cadastro. As inscrições podem ser feitas aqui.

Sistemas Agroflorestais

Os SAF (Sistemas Agroflorestais) são modelos de uso da terra onde plantas perenes, semi-perenes ou anuais são adequadamente arranjadas em sequências ou modelos espaciais específicos, de acordo com seus requerimentos, de forma a utilizarem, de forma equilibrada, os recursos naturais disponíveis em determinado ambiente.

Além disso, a utilização do sistema contribui para reverter a degradação do solo, elevar a fertilidade e retenção de umidade, aumentar o sequestro de carbono e outros serviços ambientais. Assim, é possível garantir a diversificação de produtos economicamente capazes de gerar emprego e renda que resultam em benefícios econômicos, sociais e ecológicos.

Com informações do Mapa

Foto de capa: Wenderson Araújo/CNA-Senar


Últimas Notícias