Mundo saberá hoje se Alysson Paolinelli é Nobel da Paz 2022

Indicação é um reconhecimento pelas contribuições para o desenvolvimento agropecuário brasileiro

07/10/2022 às 08:04 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:
Alysson Paolinelli pode se tornar um Nobel da Paz
Foto: Divulgação/Rede Paolinelli

Nesta sexta-feira (7), o mundo todo conhecerá o vencedor do Prêmio Nobel da Paz 2022. Entre os candidatos ao título está o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Alysson Paolinelli.

No começo deste ano, Paolinelli teve sua candidatura oficializada pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), vinculada à USP (Universidade de São Paulo), e encaminhada ao comitê norueguês do prêmio como um reconhecimento da sua dedicação ao desenvolvimento da agropecuária brasileira. A personalidade contribuiu ao longo de sua vida para tornar o Brasil uma potência mundial em produção e exemplo de sustentabilidade, além de atuar em defesa da segurança alimentar, pesquisa e inovação tecnológica, sendo, inclusive, um dos responsáveis pela criação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na década de 1970, e tornar o Cerrado uma das regiões mais produtivas do país.

Também foi diretor da Esal (Escola Superior de Agricultura de Lavras), deputado federal, secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, chefe da delegação brasileira na Conferência Mundial de Alimentos da FAO e presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior do Brasil.

Em 2006, Alysson Paolinelli recebeu o World Food Prize, prêmio internacional, criado por Norman Borlaug, para reconhecimento do trabalho de pessoas com enorme e relevante contribuição para a segurança alimentar mundial. O prêmio é conhecido como um “Nobel da alimentação”.

Com informações da CNA

Foto de capa: Rede Paolinelli


Últimas Notícias