Dia Mundial do Algodão celebra a importância da fibra para a agricultura

Brasil se destaca no cenário internacional como um dos maiores produtores da pluma

07/10/2022 às 10:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O algodão é uma das culturas que mais dinamizam o meio agrícola e a economia mundial. A fibra está presente nos cinco continentes do globo terrestre, sendo produzida em cerca de 70 países. Desde a década de 1950, a demanda mundial tem aumentado gradativamente, com um crescimento anual em torno de 2%.

Todos os anos são plantados, em média, 32 milhões de hectares que movimentam US$ 10 trilhões de dólares por ano e envolve mais de 350 milhões de pessoas em sua produção, desde as fazendas até a logística, descaroçamento, processamento e embalagem.

Nesse cenário, o Brasil tem uma expressiva participação. Atualmente, o país é o quarto maior produtor do mundo, segundo maior exportador e o sétimo maior consumidor da pluma. O VBP (Valor Bruto da Produção) de algodão em 2022 totaliza R$ 41 bilhões, resultado que eleva a cultura para a quarta posição entre as mais importantes da agricultura brasileira, depois da soja, cana-de-açúcar e milho.

De acordo com o 1º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado ontem pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a expectativa é que sejam destinados 1,63 milhão de hectares para o cultivo da fibra, 1,9% acima da safra anterior, que pode resultar em uma produção de 2,92 milhões de toneladas da pluma.

Os números obtidos por meio da commoditie ao longo dos anos demonstram a pujança do setor. Por isso, a pedido do “Cotton-4” (conjunto de países africanos produtores de algodão - Benim, Burkina Faso, Chade e Mali) às Nações Unidas, 7 de outubro foi escolhido para celebrar o Dia Mundial do Algodão (World Cotton Day - WCD). A data foi lançada oficialmente em 2019, durante um evento da OMC (Organização Mundial do Comércio) em Genebra, na Suíça. O objetivo é promover todos os anos uma reflexão abrangente sobre a importância do algodão na qualidade de mercadoria global.

Com informações da Abrapa

Foto de capa: ABPA


Últimas Notícias