Máquinas agrícolas produzidas a partir de 2016 terão prioridade no Renagro

Documento permite o trânsito em vias públicas

06/10/2022 às 13:11 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou Portaria 469, de 28 de setembro de 2022, que estabelece determinações quanto ao cadastro de tratores e máquinas agrícolas no Renagro (Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas). Os veículos produzidos a partir de 2016 terão prioridade na inscrição junto ao registro, que é válido em todo o território nacional. 

O Renagro é um documento oficial para tratores e máquinas agrícolas que permite o trânsito em vias públicas. O documento não possui custos ao produtor, taxa de licenciamento anual ou necessidade de emplacamento, e garante maior segurança na venda e compra de veículos usados, que podem ser utilizados como garantia em financiamento. 

A ordem de prioridade será definida a partir do ano de fabricação dos tratores e máquinas agrícolas, favorecendo veículos mais novos e, dentre esses, os que primeiro solicitarem o registro. Caso os proprietários com prioridade de registro ainda não tenham obtido o documento, deverão portar o protocolo de solicitação de registro na IdAgro (Plataforma Nacional de Registro e Gestão de Tratores e Equipamentos Agrícolas) para transitarem nas vias públicas. O aplicativo permite ao proprietário obter o cadastro de forma gratuita. O cadastro é opcional para máquinas que não forem transitar em via pública. 

Já existem 85 mil máquinas cadastradas no IdAgro, sendo 80% de tratores e 20% de colheitadeiras, aproximadamente 1,6 milhões de unidades. 

Com informações do Mapa 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias