5G chega à região Norte do país

Tecnologia será ativada em cinco capitais nesta quinta

05/10/2022 às 20:00 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

A partir desta quinta-feira (6), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai ativar o sinal 5G em cinco capitais da região Norte do país: Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco. A nova tecnologia permite transmissão de dados de forma mais rápida, estável e com menor tempo de resposta.
As frequências para o 5G foram leiloadas em novembro de 2021. A previsão inicial era que o serviço fosse disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho, e que nas demais cidades do país a ativação seria gradual até 2029.

O coordenador do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz), Henrique Pinheiro, destaca que as operadoras instalaram, até o momento, “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital do 5G. “O mínimo era de 2.528 estações [para as operadoras Claro, Tim e Vivo]. No entanto, 5.275 já foram instaladas”, afirma. Com isso, o 5G já está presente em 5% das 93 mil estações instaladas no Brasil.

De acordo com o conselheiro do Gaispi, Moisés Moreira, as operadoras têm até o dia 28 de novembro para ligar todas as estações previstas para a região Norte. “Serão 57 antenas em Belém, 18 em Macapá, 84 em Manaus, 21 em Porto Velho e 15 no Rio Branco”, explica.

Sobre a nova etapa prevista no edital, que é a de levar a 5G desta faixa às cidades com mais de 500 mil habitantes, o desafio agora é o de avançar na limpeza do espectro utilizado – que é o mesmo de antenas parabólicas. A previsão é que essa nova etapa comece a ser implementada em janeiro de 2023.

Para viabilizar esse processo, serão distribuídos kits de antenas que substituirão as parabólicas, para famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais) do Governo Federal. Neste sentido, estão previstas campanhas informativas sobre como a população pode agendar a troca de equipamento.

Com informações e foto de capa da Agência Brasil


Últimas Notícias