Guerra reduz estimativa de produção de milho na Ucrânia

Relatório do USDA aponta queda de 26% em relação à safra anterior

09/10/2022 às 14:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

O conflito entre Rússia e Ucrânia impactou diretamente na estimativa de produção do milho no país ucraniano. Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a projeção é de que sejam produzidos 31,5 milhões de toneladas para a safra 2022/23, volume 26% menor se comparado à safra 2021/22.
Em relação às exportações, a expectativa é que sejam embarcadas 13 milhões de toneladas, 50% a menos do que foi vendido na temporada passada (26 milhões de toneladas).

Em julho, o acordo firmado entre os dois países reduziu os impactos na exportação de milho ucraniano devido à guerra que ocorre na região, e abriu o corredor logístico marítimo dos portos do sul da Ucrânia. Contudo, as recentes declarações do presidente russo, Vladimir Putin, vêm causando incertezas quanto ao acordo firmado, uma vez que escoamento de grãos a partir do Mar Negro pode ser prejudicado com as novas falas do líder russo.

Por fim, as novas tensões podem impactar a oferta mundial do grão que já está abaixo da safra 2021/22, que pode vir a impulsionar as exportações brasileiras.

Com informações do Imea

Foto de capa: Pixabay


Últimas Notícias