Mapa divulga Plano de Contingência para Peste Suína Africana

Ministério e Cidasc realizarão simulado de atuação frente à ocorrência da doença

08/10/2022 às 09:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) lançou na última semana, o Plano de Contingência para PSA (Peste Suína Africana), com os princípios, estratégias e procedimentos para a contenção e erradicação de focos da doença. Em caso de ocorrência da zoonose no Brasil, o estado de emergência zoossanitária será declarado pelo Mapa, com introdução imediata do conjunto de atividades descritas nos planos de contingência, tendo em vista as condições de país livre da doença e as graves consequências econômicas e sociais decorrentes da PSA. 

A doença é viral e não oferece risco à saúde humana, no entanto pode exterminar criações de suínos, uma vez que é altamente contagiosa entre os animais. No Brasil, a última manifestação da doença foi registrada em 1981, e a doença foi oficialmente erradicada somente em dezembro de 1984. Até o momento, não há vacina com eficácia cientificamente comprovada contra a PSA. 

Exercício simulado 

Para aperfeiçoar o conteúdo do plano, o Mapa e a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) realizarão um exercício simulado de atuação frente à ocorrência de peste suína africana, entre 19 e 26 de novembro. Cerca de 180 funcionários do SVO (Serviço Veterinário Oficial), das 27 unidades da Federação, participarão do simulado, além de representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, iniciativa privada, OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) e SVO de países vizinhos. 

Por meio da instalação de um Centro de Operações de Emergência Zoossanitária, os participantes praticarão a organização e os procedimentos técnicos do plano de contingência, como vigilância e investigação clínica e epidemiológica, biossegurança, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, eliminação de focos, limpeza e desinfecção de instalações e controle de inspeção e trânsito de veículos na região. O treinamento também utilizará softwares para coleta e processamento de dados e gestão da informação, além de atividades de planejamento, proposição de uma zona de contenção e comunicação de risco.

Com informações do Mapa 

Foto capa: Wenderson Araújo - Senar/CNA

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias