Mapa abre consulta pública sobre combate à doença dos citros

Praga é a maior ameaça à citricultura mundial

03/10/2022 às 13:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) publicou na semana passada a Portaria nº 661, que, pelo prazo de 60 dias, submete à consulta pública a proposta de alteração no Programa Nacional de Prevenção e Controle à HLB (Huanglongbing), também conhecida como Greening, doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter spp. 

A HLB é a principal praga dos citros e a maior ameaça à citricultura mundial, uma vez que ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes. No Brasil, a doença está sob controle oficial nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

A coordenadora-geral de Proteção de Plantas do Mapa, Graciane de Castro, explica que “o objetivo da consulta pública é prover uma ampla participação e discussão em ajustes pontuais, identificados durante a elaboração das ferramentas de apoio à execução e auditoria dos novos procedimentos estabelecidos pela Portaria 317/2021”. 

Entre as alterações apresentadas, está a dos critérios para a eliminação obrigatória de plantas hospedeiras com sintomas da doença em pomares comerciais, de acordo com as diferentes espécies cultivadas. A proposta de alteração foi elaborada de forma colaborativa, com representantes de Órgãos Estaduais de Sanidade Vegetal envolvidos nas ações de monitoramento e controle da praga. 

Com informações do Mapa 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias