Eleições 2022: Você sabe a ordem de votação na urna eletrônica?

Pleito elegerá presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais

01/10/2022 às 08:30 atualizado por Daniel Catuver - SBA | Siga-nos no Google News
:

Brasileiros aptos a votar vão às urnas neste domingo (2) para escolher representantes do Poder Executivo, nas esferas federal e estadual, além de membros da Câmara dos Deputados, do Senado, das assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é importante que os eleitores saibam a ordem em que os votos serão registrados na urna eletrônica, a fim de evitar confusões ou mesmo a anulação do voto.

A resolução que dispõe sobre os atos gerais das eleições de 2022 estabelece que a votação deve obedecer à seguinte ordem: deputado federal; deputado estadual (ou distrital, no caso do DF); senador; governador; e presidente da República. A ordem não pode ser alterada. Isso significa que, para votar em um candidato a presidente, por exemplo, é preciso já ter votado em todos os cargos anteriores.

Cola

O próprio TSE recomenda que o eleitor leve uma lista com os números dos candidatos escolhidos já escritos na ordem em que eles serão digitados na urna. A recomendação é ler com atenção na tela da urna eletrônica o cargo que está sendo indicado para votação. Se um número errado for digitado – por exemplo, o número de um deputado estadual no campo destinado para deputado federal –, a urna entenderá que a pessoa deseja anular o voto.

Simulador

O TSE preparou um simulador de votação para quem deseja estar bem treinado no momento de registrar os votos na urna. A ferramenta está disponível no site do TSE para ser utilizada quantas vezes o eleitor quiser. Ela serve apenas para educar o eleitor e não tem nenhuma capacidade de registrar votos.

Conferência

Uma novidade no pleito deste ano é que os eleitores terão tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. De acordo com o TSE, pela primeira vez, o equipamento liberará a confirmação do voto (no botão verde Confirma) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.

A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo. O objetivo é estimular a conferência e impedir que o eleitor confirme o voto sem ter certeza de que digitou certo.

Com informações e foto de capa da Agência Brasil


Últimas Notícias