Chuvas paralisam colheita de batata 2ª safra no PR

Plantios de soja e de batata devem se intensificar nos próximos dias

02/10/2022 às 14:40 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

No norte do Paraná, as colheitas de batata 2ª safra estão paralisadas devido às chuvas, enquanto o feijão segue com bom desenvolvimento vegetativo, de acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural do Paraná), divulgados na última sexta-feira (30). 

No sudoeste do estado, os plantios de soja e de batata estão na fase inicial, e devem se intensificar nos próximos dias, quando as condições climáticas se atenuarem. 

As lavouras de feijão demonstram um bom desenvolvimento, no entanto as baixas temperaturas previstas devem comprometer a produção. O plantio se encerra em breve, uma vez que as áreas destinadas à cultura são escassas. 

Culturas

As precipitações no norte paranaense beneficiam o plantio do café, que inicia a segunda florada. Em alguns casos, a segunda florada tem demonstrado mais vigor do que a primeira. 

Já em relação às frutas, as de clima temperado estão com ritmo acelerado de colheita e beneficiamento, com destaque para o pêssego e ameixa, que estão na fase de floração. 

Como a batata, a colheita da cana de açúcar está paralisada em função das chuvas no norte do Paraná. No oeste e centro-oeste do estado, o plantio de cana de açúcar está ativo em algumas das áreas que eram ocupadas com milho. 

Ainda em virtude do volume de chuvas, há presença de erosão em áreas com solo exposto e recém-plantados com mandioca. As mesmas condições dificultam a continuidade do plantio de soja, cuja área pode sofrer redução em relação à última safra em alguns municípios. O plantio de arroz irrigado está dentro do previsto, favorecido pelas chuvas, e as pastagens apresentam uma melhora considerável no desenvolvimento vegetativo. 

No sul do Paraná, a cebola foi semeada em áreas reduzidas, confirmando a diminuição do plantio ano a ano. A cultura apresenta bom desenvolvimento vegetativo, e algumas áreas estão em formação de bulbos, enquanto os tratamentos fitossanitários são realizados normalmente. 

O transplante de tabaco está sendo finalizado no sul do estado, e o plantio está praticamente concluído no sudoeste paranaense. 

Com informações da Climatempo 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.*


Últimas Notícias