Operação apreende produtos veterinários e agrotóxicos adulterados em MT

Apreensão ocorreu após detecção de inseticida Fipronil no fígado de um bovino abatido

30/09/2022 às 11:13 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma operação conjunta do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Gerência de Combate ao Crime Organizado da Polícia Civil de Mato Grosso apreendeu mais de 22 mil produtos de uso veterinário irregulares e 44,5 toneladas de agrotóxicos adulterados em um estabelecimento de insumos.

A apreensão resultou na interdição do estabelecimento e em mais de R$ 5 milhões de prejuízo aos infratores, além de lavrados um auto de infração, dois termos de apreensão, um termo de interdição e duas prisões em flagrante por crimes contra as relações de consumo e saúde pública. 

A Operação Ronda Agro 15, do Vigifronteira (Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais) foi executada após a detecção de altos níveis do inseticida Fipronil no fígado de um bovino abatido em frigorífico, com Serviço de Inspeção Federal. A investigação também realizou análises laboratoriais para a confirmação do inseticida em produtos de uso veterinário. 

Já os agrotóxicos apreendidos foram encontrados em uma linha de produção insalubre, adulterados com a mistura de um produto tóxico não autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e direcionados pela empresa infratora ao mercado agrícola. 

Para ter registro no Mapa, os agrotóxicos precisam passar pela análise técnica dos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura. Sem a análise dos três órgãos federais, os produtos passam a representar risco à saúde pública e ao meio ambiente, além do fechamento de mercados internacionais, caso o resíduo não autorizado nos alimentos seja detectado. 

Com informações e foto do Mapa 

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias