Produção brasileira de amendoim cresce 115% na safra 2021/22

Produtividade passou de 346,8 mil toneladas no ciclo 2014/15 para 746,7 mil toneladas na recente temporada

29/09/2022 às 20:30 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção brasileira de amendoim saltou de 346,8 mil toneladas na safra 2014/2015 para 746,7 mil toneladas no ciclo 2021/2022, alta de 115%. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o resultado foi influenciado, principalmente, pelo aumento da área destinada à cultura. 

O estado de São Paulo, considerado o maior produtor da leguminosa do país, é responsável por 92,8% dessa projeção, com uma safra estimada em 692,7 mil toneladas. O resultado, que mantém expectativas de crescimento, apresenta um aumento de 23,3% em relação à safra estadual anterior, de acordo com dados do 12º Levantamento da Safra de Grãos. 

A gerente de Desenvolvimento e Suporte Estratégico da Conab em São Paulo, Marisete Belloli, afirma que o produto começou a ocupar novas áreas da agricultura brasileira. “O amendoim deixou de ser uma cultura secundária e passou a ocupar novas áreas, tanto na expansão do cultivo em rotação com a cultura de cana-de-açúcar quanto como opção principal do produtor”, explica. 

Exportação

A maior parte do produto cultivado no país é exportada. Cerca de 70% da produção é destinada ao mercado internacional, com os países da União Europeia sendo os principais compradores, entre eles a Rússia, Ucrânia, Holanda, Polônia, Austrália, Reino Unido e Itália. Outros importantes compradores são Colômbia, África do Sul e México, no entanto, nos últimos anos, a China começou a demonstrar cada vez mais interesse no amendoim brasileiro, o que abriu novos mercados para o Brasil. 

O produto, que tradicionalmente era cultivado no norte paulista, na região de Ribeirão Preto e Jaboticabal, agora manifesta plantio mais intenso no nordeste do estado. Diversas exportadoras são reconhecidas na rota que engloba as cidades de Marília, Tupã e Presidente Prudente. 

Com informações da Climatempo 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias