Foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) as Portarias 330 a 356, que aprovam o Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) ano-safra 2022/2023 para o cultivo do milho de segunda safra e do consórcio do milho de segunda safra com braquiária.
O cereal é cultivado em sucessão a cultura de verão em muitas regiões do Brasil. Esse sistema de produção possibilitou a sustentação da produtividade de milho de segunda safra em níveis recordes e sustentáveis. Já quando o grão, consorciado com braquiária, é cultivado em sucessão a algumas culturas de verão, quando associado ao sistema plantio direto, é uma das opções que apresenta benefícios mais vantajosos, como maior reciclagem de nutrientes, acúmulo de palha na superfície, melhoria da parte física do solo, pela ação conjunta dos sistemas radiculares e pela incorporação e acúmulo de matéria orgânica.
Aplicativo
Produtores rurais e agentes do agronegócio podem acessar, por meio de tablets e smartphones, as informações oficiais do zoneamento agrícola. O aplicativo móvel Zarc Plantio Certo está disponível nas lojas de aplicativos Android e iOS. Os resultados do zoneamento também podem ser consultados e baixados por meio da plataforma “Painel de Indicação de Riscos”.
Com informações do Mapa
Foto capa: Pixabay
Supervisão de Daniel Catuver, jornalista.*