Algodão: Custo de produção da safra 22/23 aumenta em MT

Estimativa apresentou crescimento de 0,11% em relação a julho

29/09/2022 às 20:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A estimativa do COE (Custo Operacional Efetivo) para a safra futura de algodão, em agosto apresentou aumento de 0,11% em relação a julho, de acordo com o dado semanal do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária). Esse incremento no COE foi reflexo da alta nos preços dos corretivos de solo (+1,85%) e defensivos (+0,83%). No entanto, os preços dos macronutrientes registraram redução de 0,66% no mesmo período. 

A RT (Relação de Troca) com o principal fertilizante da cultura, o KCL, apresentou recuo no comparativo mensal, ficando pela primeira vez abaixo da RT registrada no mesmo período da safra 20/21. Para o cotonicultor adquirir uma tonelada de KCL, serão necessárias 29,81 @ de pluma, volume 5,80% inferior ao que foi observado no mesmo período do ano passado. O produtor deve ficar atento às movimentações do mercado, para que possa aproveitar o melhor momento para negociar a produção e adquirir insumos. 

Análise 

O preço do caroço de algodão disponível exibiu redução de 0,96% em relação à semana passada, reflexo da maior oferta do subproduto no mercado. Em resposta ao recuo dos preços na bolsa de Nova York, a paridade dez/22 apresentou baixa de 7,69% no comparativo semanal, precificada na média de R$ 173,18/@. O preço do poliéster apresentou queda de 9,54% na semana, influenciado pelo desempenho negativo do petróleo. O produto foi cotado a ¢ US$ 38,77/lp. 

Com informações do Imea 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias