Comercialização de máquinas agrícolas deve crescer 17,74% em 2022

Estimativa para o final de 2022 é de 68,8 mil veículos

28/09/2022 às 17:38 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A estimativa para a quantidade de tratores e máquinas agrícolas comercializadas no Brasil até o final de 2022 será de 68,8 mil unidades, aumento de 17,74% em comparação aos veículos vendidos no ano passado. A projeção foi levantada pelo Departamento Técnico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), divulgados na última segunda-feira (26). 

Segundo a consultora de economia, Eliamar Oliveira, o produtor precisa do crédito rural para a compra de vecículos e equipamentos agrícolas, comercialização que apresenta bons resultados e estimula o investimento nesse segmento. Na safra 2021/2022, os produtores de Mato Grosso do Sul aplicaram R$ 2,78 milhões em máquinas, equipamentos, materiais e utensílios com recursos do Plano Safra. O valor foi 2,06% superior ao volume da safra anterior. 

Cadastro 

O Renagro (Registro Nacional de Tratores e Máquinas Agrícolas), implementado pelo Governo Federal, é um cadastro obrigatório para todos os tratores e máquinas agrícolas que transitam em via pública, e passa a vigorar a partir de outubro deste ano. 

De acordo com Eliamar Oliveira, o registro desses maquinários tende a aumentar a segurança em relação a furtos, roubos e outras ocorrências relacionadas ao uso dos equipamentos. “Após o registro do bem, o produtor rural recebe o documento Renagro, que serve para atestar a posse do seu maquinário, trazendo mais segurança também para as operações de compra e venda dos veículos”, afirma. 

O cadastro será obrigatório apenas para equipamentos produzidos a partir de 1º de janeiro de 2016, sendo facultativo para os que foram fabricados antes desta data. O registro é gratuito e será aceito em todo o território nacional, e o condutor deverá manter posse do documento, física ou digital, sempre que o maquinário estiver em circulação. 

O documento será gerado por meio do ID Agro Máquinas, disponível para download nos sistemas Android e iOS. O condutor também pode acessar o site IdAgro para mais informações. 

Com informações da Famasul 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias