Produção de açúcar no Centro-Sul deve ser 15,1% maior em setembro

Produtividade deve totalizar 2,94 milhões de toneladas na primeira quinzena do mês

27/09/2022 às 11:13 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção de açúcar no Centro-Sul do Brasil deve totalizar 2,94 milhões de toneladas na primeira quinzena de setembro, aumento de 15,1%, segundo pesquisa da S&P Global Commodity Insights, feita com 14 analistas na semana passada. A estimativa de moagem de cana para 1º de setembro variou de 35,9 milhões a 43,5 milhões de toneladas. A expectativa média era de uma moagem total de 41 milhões de toneladas, alta de 6,5% no ano. 

A proporção de cana utilizada para a produção deverá ser 47,86% maior do que os 44,86% do ano anterior. Os produtores brasileiros se beneficiaram do alto preço do etanol durante os estágios iniciais da safra, mas as usinas transferiram mais moagem de cana para a produção de açúcar no período restante, para aproveitar o prêmio do produto sobre a comercialização do etanol. 

O contrato futuro de açúcar de outubro NY11 fechou em 18,22 centavos/lb em 21 de setembro, refletindo um prêmio de 4,04 centavos/lb sobre o preço do etanol hidratado, expresso em açúcar bruto equivalente a CBIOs (Créditos de Descarbonização), instrumento que garante ao Brasil o alcance de metas de descarbonização. O prêmio do açúcar para a produção do etanol se aproximaria de 3,44 centavos/lb, caso os CBIOs fossem adicionados ao cálculo do prêmio. 

O ATR por tonelada de cana-de-açúcar deverá ser de 157,31 kg/mt, aumento de 1,4% em relação ao ano anterior, enquanto a expectativa de produção total de etanol hidratado era de 1,26 bilhão de litros, de acordo com a média das respostas dos analistas consultados, o que representaria um aumento de 6% no ano. A produção de etanol anidro na primeira quinzena de setembro era de 867 milhões de litros, queda de 1,8% no ano. 

Com informações da Climatempo 

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias