SP: Produção de milho deve chegar a 4,8 milhões de ton em 2022

Volume é 30,1% superior ao nível de produtividade registrado em 2021

27/09/2022 às 20:52 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção paulista de milho deve chegar a 4,8 milhões de toneladas em 2022, segundo dados do IEA-APTA (Instituto de Economia Agrícola), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, divulgados nesta segunda-feira (26). O número é 30,1% superior ao nível de produtividade registrado em 2021, e a expectativa é de que o rendimento médio das lavouras atinja 5,9 mil kg por hectare, 21,4% acima que o do ano anterior. 

De acordo com o pesquisador do IEA, Maximiliano Miura, a melhora da produção está relacionada ao desempenho da segunda safra, uma vez que a semeadura feita até a primeira quinzena de janeiro e as chuvas moderadas na época do desenvolvimento da gramínea, influenciaram positivamente na cultura, alavancando o sistema agroindustrial do cereal.

Estima-se que a quantidade de milho disponível para abastecer o mercado doméstico seja de 5,3 milhões de toneladas, aumento de 24,9% comparado ao ano passado. “Com essa maior disponibilidade interna, estima-se que São Paulo fique menos dependente das aquisições provenientes de outros estados e que, portanto, as importações interestaduais recuem 21,2%”, afirma o pesquisador. 

A expectativa é de que a demanda paulista por milho se mantenha estável em 2022. Mesmo com a estimativa de aumento da produção, a quantidade ainda é insuficiente para alimentar o rebanho suíno e de avicultura, que consomem 9 milhões de toneladas de grãos.  

Com informações do Climatempo

Foto capa: Mapa 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias