Brasil abre 43 mercados para produtos de exportação agropecuária em 2022

Desde 2019, número de empresas abertas chegou a 229 em 54 países

26/09/2022 às 20:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Brasil chegou a 43 novos mercados abertos para os produtos agropecuários até setembro de 2022, com a abertura do mercado chinês para o amendoim brasileiro, segundo informações do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), da semana passada. Desde 2019, o número de mercados abertos chegou a 229, em 54 países, sendo 26 asiáticos, 19 americanos, oito africanos e um na Oceania. 

Foram registrados 77 mercados brasileiros em 2021, e 74 mercados em 2020. Em 2019, 35 mercados entraram para a lista de exportação do país.  A abertura de mercados é resultado de negociações bilaterais que culminam no acordo dos parâmetros de sanidade a serem atestados e do certificado correspondente, sanitário, fitossanitário ou veterinário, que passa a ser aceito pelo país importador, por meio dos pontos de entrada da mercadoria.

Desde 2019, além de garantir a produção para consumo nacional, diversos produtos do país foram enviados ao mercado externo, como produtos bovinos, sementes, material genético bovino e avícola, animais vivos, ração animal, pescado e lácteos. 

De acordo com o Mapa, a abertura de mercado não significa comércio e embarques imediatos dos produtos agropecuários. É necessário que o trabalho de preparação do produtor e do exportador para atender às demandas de cada um dos clientes seja aprimorado, além do desenvolvimento de atividades de promoção comercial e de divulgação.

Com informações do Mapa 

Foto capa: Canal do Boi/Arquivo 

Com supervisão de, jornalista.* 


Últimas Notícias