Primavera tem neve e frio de -1,5 grau na Serra Catarinense

Campos, vales e casas ficaram cobertos de gelo na madrugada desta sexta

23/09/2022 às 09:46 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Serra Catarinense teve seu primeiro registro de neve e temperaturas negativas na Primavera de 2022. A baixa pressão atmosférica situada no litoral do Rio Grande do Sul causou aumento de umidade e chuva, aliados ao ar polar que se deslocou da Argentina, proporcionando a formação de neve desde a noite desta quinta-feira (22) - a prmeira da nova estação.

As temperaturas negativas e a ocorrência do fenômeno se arrastaram pela madrugada de sexta em todas as cidades da divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. 

Em Cruzeiro, a cerca de 15 quilômetros do centro de São Joaquim, a sensação térmica chegou a -20°C com as fortes rajadas de vento. O cume das montanhas ficaram recobertos de neve.

Também houve a ocorrência de neve Rio Rufino, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema nas áreas rurais e urbanas. Turistas que estavam em um restaurante, no centro de São Joaquim, aproveitaram para registrar a neve em fotos e vídeos. 

Histórico

Não nevava durante o equinócio de Primavera desde 24 de setembro de 2013. O registro mais recente é de São Joaquim, quando houve acúmulo de 3 centímetros de neve em diversas localidades. 

Mínimas

-1.5°C Urupema / Epagri
-1.2°C Bom Jardim / INMET
-0.6°C São Joaquim / Caio Souza
-0.3°C Urubici / Nicoletti

Fotos:  Mycchel Legnaghi do portal saojoaquimonline.com.br cedidas ao www.sba1.com 
 

 

Saiba Mais

Imagens Mycchel Legnaghi / @saojoaquimonline.com.br


Últimas Notícias