Imposto de Renda: mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina

Número equivale a 2,7% das mais de 38 milhões de declarações recebidas de março a setembro

24/09/2022 às 07:45 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Neste ano, 1.032.279 de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda. Segundo a Receita Federal, número equivale a 2,7% das 38.188.642 declarações recebidas entre março a setembro deste ano. Do total de declarações retidas, 811.782 têm imposto a restituir, 198.541 pessoas têm imposto a pagar, e 21.956 estão com saldo zero, ou seja, nem a pagar nem a restituir.

Segundo a Receita, em 41,9% dos casos, o principal motivo de retenção foi a omissão de rendimentos. Em segundo lugar, com 28,6%, foram problemas de dedução, como  informes de gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia.

Retificação

O contribuinte tem três opções para resolver o problema. Uma delas é fazer a correção por meio de uma declaração retificadora, sem multa ou penalidade. A declaração será processada e voltará para a fila de restituições, sendo paga no lote residual seguinte.

Caso o contribuinte seja intimado ou notificado pela Receita Federal, não será mais possível retificar a declaração. Nesse caso, é possível apresentar, de forma virtual, todos os comprovantes e documentos que atestam os valores declarados e apontados como pendência. 

A terceira forma, é retificar a declaração pelo Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Basta o contribuinte entrar no espaço “Onde encontro” e consultar o campo “Malha Fiscal – Atendimento”. Caso não queira enviar os documentos com antecedência, o contribuinte pode aguardar comunicado da Receita com o detalhamento dos documentos que precisam ser apresentados e um prazo de entrega.

Com informações da Agência Brasil

Foto de capa: Pixabay

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista*


Últimas Notícias