Estudo comprova grande presença do Ipê nas florestas brasileiras

Embrapa indica que as espécies da árvore estão protegidas de extinção

24/09/2022 às 14:00 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mais de 40 milhões de árvores adultas das espécies Handroanthus serratifolius (Ipê amarelo) e Handroanthus impetiginosus (Ipê roxo), foram mapeadas pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), com objetivo de verificar a situação do manejo e crescimento da espécie. O estudo começou em 2020 com a Embrapa Florestas, que analisou as áreas de florestas nativas remanescentes dos estados do Acre e Mato Grosso.

No Acre, dados do Ministério do Meio Ambiente e da Funai (Fundação Nacional do Índio) indicam a existência de 8,8 milhões de hectares de áreas passíveis de manejo, dentro dos 12,5 milhões de hectares de florestas nativas. Já em Mato Grosso, há 17,6 milhões de hectares para a mesma finalidade no interior dos 25 milhões de hectares de Floresta Amazônica presente no estado mato-grossense. Soma-se ainda 8 milhões de hectares em reservas indígenas e Unidades de Conservação de Proteção Integral. 

Importância econômica do ipê

O Ipê é uma das principais fontes de madeira nobre, um produto muito valorizado no mercado exterior. No Brasil, dados do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) indicam que a cadeia madeireira da espécie movimenta cerca de R$ 70 milhões por ano, sendo um dos principais produtos da economia de diversos estados, como  Acre, Mato Grosso e Rondônia.

Uma eventual inclusão do Ipê na lista de espécies vulneráveis poderia ocasionar receio aos compradores internacionais e, como consequência a suspensão de compra dessa madeira e de outras espécies que estejam em situação semelhante. 

Segundo o Ibama, 98% da madeira de Ipê explorada é exportada e sua origem advém de madeireiras legalizadas, que utilizam madeira de planos de manejo florestal, com áreas obrigatoriamente 100% amostradas e fiscalizadas. 

Curiosidades

O Ipê é uma árvore que ocorre naturalmente em todo o Brasil. Existem mais de 100 espécies dos gêneros Tabebuia e Handroanthus, ambos da família Bignoniaceae. Com flores amarelas, roxas, rosas, brancas e verdes, o Ipê está presente nas cidades e nas florestas. Além da bela floração, algumas espécies dessa árvore, como o Ipê-amarelo (handroanthus serratifolius) e o Ipê-roxo (handroanthus impetiginosus), têm uma madeira de alta durabilidade, resistência e beleza.

Com informações e foto de capa da Embrapa

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista


Últimas Notícias