Manuseio de adubo verde aumenta produtividade do solo

Técnica diminui utilização de químicos e torna a atividade mais sustentável

25/09/2022 às 18:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os adubos verdes, plantas utilizadas para a melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, aumentam a produtividade da lavoura, de acordo com análise da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), publicada nesta quarta-feira (21). O modelo diminui a necessidade da utilização de químicos e torna a atividade mais sustentável.

A adubação verde contribui na variação térmica do solo, ajudando na regulação da temperatura e no controle de erosão, uma vez que reduz a exposição da lavoura às chuvas intensas e ventanias. A técnica também produz a reciclagem de nutrientes e fornece quantidade considerável de nitrogênio, restringindo o aparecimento das plantas daninhas e atuando no controle de pragas, em especial o nematóide, parasita de animais, insetos e plantas que se desenvolvem na água e no solo.  

Alguns exemplos de adubo verde são as leguminosas, como as crotalárias, feijão-de-porco, feijão-caupi e guandu. A variedade de plantas está associada à fixação de nitrogênio do ar no solo. Essas espécies possuem microrganismos que aumentam a absorção de água e nutrientes pelas raízes, atividade que aumenta a fertilidade das plantações. 

Com informações da Famasul 

Foto capa: Pixabay 

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias