Publicado Zarc para cultivo do feijão 2ª safra no ciclo 2022/2023

Zoneamento auxilia na identificação do melhor período para plantação do grão

22/09/2022 às 11:05 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21) as Portarias 314 e 329, que aprovam o modelo agrometeorológico Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático) para o cultivo do feijão 2ª safra na campanha 2022/2023. O zoneamento tem o objetivo de reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos e permite que o produtor identifique o melhor período de cultivo do grão. 

De acordo com as publicações, os estados com indicação de plantio são Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Acre, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 

O feijoeiro comum tem grande importância econômica e social para o Brasil, além de ser uma cultura apropriada para compor desde sistemas agrícolas intensivos e tecnificados até os com menor uso tecnológico, principalmente de subsistência. 

Parâmetros climáticos 

A temperatura do ar tem grande influência na produção e produtividade do feijoeiro. Em condições muito elevadas ou muito baixas, acabam prejudicando a cultura, principalmente no período de florescimento e frutificação do grão. O rendimento da safra também é afetado pela condição hídrica do solo. Quando insuficiente, ela pode reduzir a produção em diferentes proporções, acompanhando as fases do ciclo da semente. O excesso de chuvas durante o período de colheita também é altamente prejudicial ao cultivo. 

Com informações do Mapa

Foto capa: Pixabay 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias