Primavera começa hoje com muita chuva no país

Estação é responsável pelo início do plantio das principais culturas de verão

22/09/2022 às 08:09 atualizado por Patrícia Martins* - SBA | Siga-nos no Google News
:

 

O inverno se despede do Hemisfério Sul e às 22h03 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22) começa a Primavera, conhecida como a estação das flores, com dias mais longos e noites mais curtas, com temperaturas amenas e dando início de uma nova safra.

O clima tem grande influência no desenvolvimento de diversas culturas. Nesta nova estação, está prevista chuvas acima da média em grande parte das regiões do Brasil.

Para o Norte, chuvas acima da média, principalmente no Amapá, devido à atuação do fenômeno La Niña. Já no sul do Pará e sudoeste do Amazonas, a estimativa é de chuvas abaixo da média.  

A primavera no Nordeste, assim como no Norte, sofrerá os impactos da La Niña, que indica chuvas em grande parte da região.

Já na região Centro-Oeste há possibilidades de chuvas acima da média, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso. 

No Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuvas acima da média. No sul de São Paulo, as chuvas poderão ocorrer abaixo da média. 

Em decorrência do fenômeno La Niña, na região Sul, a previsão será de chuvas será de chuvas abaixo da média.

Impactos na safra 2022/2023

No Brasil Central, a previsão aponta para o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão. 

Já na região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, será de chuvas abaixo da média que podem impactar no início da safra de grãos.

No Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o início da safra será marcada por chuvas dentro ou acima da média, principalmente nos meses de novembro e dezembro, que serão responsáveis pela elevação dos níveis de água no solo, principalmente em áreas do oeste da Bahia e no estado do Tocantins, favorecendo as fases iniciais das culturas agrícolas.   

Com informações Mapa

Foto de capa Chico Ribeiro

Comsupervisão de Daniel Catuver e Elaine Silva, jornalista*


Últimas Notícias