Cães farejadores atuam no aeroporto de Guarulhos

Animais auxiliam na fiscalização de produtos agropecuários em bagagens 

22/09/2022 às 14:07 atualizado por Da redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De agora em diante, o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), possuirá um suporte próprio para alojar cães farejadores, dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior da América Latina. Os cães auxiliam na fiscalização de produtos agropecuários em bagagens. 

A entrega do canil foi realizada após diversos anos de transações. Na mesma estrutura, foi oferecido uma estrutura idêntica à Receita Federal, constituindo dois canis independentes, construídos lado a lado.

Os cães - provavelmente das raças Golden ou Pastor Malinois - foram adestrados em Brasília e, eventualmente, participavam de forças-tarefa no aeroporto. No momento em que atuavam em Guarulhos, ficavam instalados no canil da Polícia Federal, que fornecia a estrutura. Diferencialmente dos cães da PF, que contribuem com a busca de drogas ilícitas, os cães do Mapa irão ajudar a fiscalizar produtos de natureza orgânica que chegam de forma irregular no Brasil.  

A construção possui um espaço para manter insumos, como medicamentos, ração, um tanque de banho, quatro baias e outros materiais utilizados pelos cães. Há também áreas administrativas, onde existe uma estação de trabalho para os orientadores, cozinha/copa, alojamentos e banheiros individuais com chuveiros para os condutores permanecerem no local o tempo que for preciso.

Ainda não definiram uma data para os cães começarem a operar. Neste instante está em seguimento a admissão da empresa, que prestará auxílios veterinários aos animais, “O canil estará prontinho para recebê-los”, afirmou Sandra de Alonso.

O auditor fiscal federal agropecuário Montemar Onishi foi um dos orientadores treinados para encarregar-se dos cães farejadores do Mapa. De acordo com Montemar, cães farejadores trabalham no mundo todo na investigação de produtos agropecuários em bagagens. 
No momento atual, o Mapa já fiscaliza bagagens usando outros instrumentos, como raio x,  análise do perfil dos passageiros, priorizando a inspeção física das bagagens de voos com maior histórico de ocorrências. Os cães de reconhecimento, com olfato extremamente receptivo, fortalecem este trabalho, sendo imprescindível intervalos para descanso dos animais. 

O auditor relatou que três cães foram adestrados pelo CNCD (Centro Nacional de Cães de Detecção), em Brasília, e um deles virá para São Paulo. Ele não desconsidera a possibilidade que, eventualmente, o animal possa trabalhar em outras áreas importantes de desembarque Internacional. 

Acompanharam a entrega a superintendente Federal de Agricultura no Estado de São Paulo, Andréa Figueiredo Procópio de Moura; o diretor do Departamento de Serviços Técnicos da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Ravagnani Vargas; o coordenador geral do Vigiagro, Fábio Florêncio Fernandes; o chefe do Serviço de Gestão Regional do Vigiagro da 4ª Região, Celso Gabriel Herrera Nascimento; e Marlene Bichler, chefe substituta da Vigilância Agropecuária de Guarulhos. 

Com informações do Mapa 

Foto capa: Pixabay 


Últimas Notícias