Projeto desenvolverá boas práticas agrícolas e apícolas para safras futuras

Modelo tecnológico visa implementar sistemas de produção agrícola mais sustentáveis

25/09/2022 às 21:00 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a empresa química alemã Basf assinaram um termo de cooperação técnica-financeira para desenvolver um modelo tecnológico de boas práticas agrícolas e apícolas a partir da safra 2022/2023. O projeto será realizado em três anos, com o objetivo de incentivar a convivência harmônica entre sojicultores e agricultores, em defesa de sistemas de produção mais sustentáveis.

As ações conjuntas partirão de três municípios importantes para a produção de soja no Brasil: Maringá (PR), Dourados (MS) e São Gabriel (RS). A empresa estabeleceu como meta aumentar em 7% ao ano a parcela de soluções que contribuam com a sustentabilidade e promoção do uso correto das práticas agrícolas. 

O pesquisador da Embrapa Soja, Décio Gazzoni, explica que um protocolo de Boas Práticas Agrícolas e Apícolas será criado para orientar as ações dos grupos de trabalhos de sojicultores e apicultores participantes. A partir dos resultados, será elaborada uma cartilha com um conjunto de práticas sustentáveis para a produção de soja com baixo impacto na criação de abelhas. “As ações visam ao compartilhamento de um conjunto de boas práticas para a cultura da soja, especialmente no tocante ao uso de medidas fitossanitárias e de boas práticas apícolas, gerando recomendações básicas aplicadas à realidade do campo”, afirma o pesquisador. 

Soja e abelhas 

A soja ocupa cerca de 40 milhões de hectares na safra de 2021/2022. As áreas cultivadas, presentes em praticamente todas as regiões brasileiras, estão próximas de apiários (conjunto de colmeias) fixos tradicionais ou de locais de colocação de colmeias em apiários migratórios. 

De acordo com Décio Gazzoni, a floração da soja pode ser usada como pasto apícola pelos criadores de abelhas, especialmente das africanizadas, em período de pouca disponibilidade de alimento. Sob condições adequadas de visitação, a produtividade do grão pode ser incrementada em cerca de 13% pelo processo de polinização fornecido pelas abelhas. 

A visitação de abelhas na floração da soja foi monitorada por meio de três experimentos instalados em Londrina (PR), nas safras de soja 2017/2018 e 2019/2020. O resultado foi um aumento significativo na produtividade da soja. “Nos três estudos, o incremento médio da produtividade da soja, nas parcelas engaioladas com uma colônia de abelhas, foi de 639 kg/ha (quilos por hectares), isto é, 12,97%, sendo de 274 kg/ha (5,58%) nas parcelas abertas, sem gaiolas, quando comparadas com as parcelas engaioladas, que não permitiam o acesso de polinizadores”, finaliza. 

Com informações e foto da Embrapa 

Com supervisão de Daniel Catuver, jornalista.* 


Últimas Notícias