Prazo para tirar 2ª via do título de eleitor termina nesta quinta

Cidadão não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral

21/09/2022 às 18:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

O cidadão que teve o título eleitoral extraviado ou perdido tem até esta quinta-feira (22) para solicitar a segunda via do documento no cartório eleitoral da região onde é cadastrado. 

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o eleitor não pode ter débitos pendentes com a Justiça Eleitoral, como multas por ausência às votações anteriores ou aos trabalhos eleitorais, ou em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral. 

Neste ano, o brasileiro com situação regular pode imprimir o título por meio da ferramenta Autoatendimento do Eleitor, no Portal do TSE.  

Documentos 

O título eleitoral não é o único documento oficial que dá direito à participação nas eleições. O cidadão pode se apresentar à mesa de votação com qualquer documento oficial com foto, como carteira de identidade, trabalho, motorista ou de passaporte. 

e-Título

O eleitor também tem a opção de apresentar a versão digital do título eleitoral, o e-Título, ferramenta que pode ser baixada gratuitamente em smartphones Android e iOS. O título digital oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, acesso e expedição da guia para o pagamento de multas, consulta ao local de votação e a inscrição como mesário voluntário. 

Com informações da Agência Brasil 

Foto capa: Ascom TSE

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias