Queda na exportação agropecuária de julho beneficia mercado de bens e serviços

Importação de bens e serviços apresentou crescimento de 3,4% em julho

21/09/2022 às 20:35 atualizado por Ayanne Gladstone* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A exportação de bens e serviços avançou 1,6% em julho, quando comparado ao mês anterior, segundo dados do Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), divulgados na última segunda-feira (19). O resultado foi ocasionado pela queda na exportação de produtos agropecuários e da extrativa mineral, mesmo que a atividade tenha registrado aumento nos segmentos de serviços, bens intermediários e bens de capital e de consumo. 

De acordo com a pesquisadora da FGV (Fundação Getulio Vargas), Juliana Trece, a queda desses dois setores foi mais acentuada em maio. “Por mais que tenha havido crescimento em outros segmentos, a exportação desses dois grupos específicos de agropecuária e extrativa contribuiu mais para esse número negativo. Acabou sendo negativo nesse agregado, contabilizando o que perdeu e o que ganhou, sobressaindo essas quedas”. 

A importação de bens e serviços apresentou crescimento de 3,4% em julho, quando comparado a junho. Em relação a análise interanual, o crescimento foi de 12,3% em julho e de 4,6% no trimestre móvel findo do mesmo mês. O percentual positivo é resultado da importação de bens de capital e de serviços.  

Com informações da Agência Brasil

Foto capa: Pixabay

Com supervisão de Elaine Silva, jornalista.* 


Últimas Notícias